O Mercado Nunca Castiga. Ensina!

O mercado de ações é um grande professor, poderia até arriscar em dizer que seja um dos mais importantes professores comportamentais que temos a nossa disposição.

Nele refletimos nosso comportamento momentâneo, ou seja, quando estamos com um nível de stress elevado, nossos cérebro ofusca nossa visão deixando passar despercebido alguns detalhes muito importantes para nossos sucesso no mercado. E o mesmo nos alerta com um stop aqui e outro ali.

Nesse momento ele está nos dizendo duas coisas:

Primeira: Está na hora de você ter um descanso para equilibrar sua mente e sua vida, para depois voltar a olhar para a tela do computador novamente.

Segunda: O tempo está mudando, assim como o cenário econômico, e você precisa dar valor a essas mudanças, pois a vida não para, e exige nossa adaptação constantemente. O mercado de ações é o termômetro fiel dessas mudanças econômicas, por isso mudanças são sempre necessárias.

Portanto se em algum momento, sua vida estiver passando por momentos de stress ou mesmo de mudanças, deixa o mercado de lado um pouquinho…Não tem problema nenhum ficar alguns dias ou meses sem operar. Você pode ficar só olhando e fazendo trades sem capital, a titulo educacional.

Lembre-se sempre que somos privilegiados em poder lucrar e prosperar com uma profissão tão libertadora como esta.

Não se cobre por grandes resultados, preze pela longevidade na profissão, harmonize momentos de descansos com objetivos “atingíveis”.

O mercado não castiga, apenas te ensina as lições necessárias!

Gustavo Cuencas