Múltiplas Oportunidades

Acabo de ler uma frase do sábio Confúcio que diz exatamente assim “A pessoa que caça dois coelhos não pega nenhum”.

Logo que terminei de ler esta frase, parei por alguns minutos refletindo sobre a ganancia que habita dentro de nós quando estamos operando no mercado de ações. A ganancia de querermos estar posicionado em diversas operações ao mesmo tempo.

É um ato irracional de querermos sempre mais e mais, sem mesmo termos como nos concentrarmos em uma operação específica, sem pararmos para desfrutar do momento presente. Chegando muitas vezes a loucura de estarmos posicionado em uma compra de um determinado papel, e simultaneamente posicionado em uma venda de outro determinado papel.

É insano acordarmos de manhã, e antes de lermos os noticiários internacionais, não sabemos se queremos ver o mercado internacional no vermelho ou no azul, pois se o dia estiver otimista, nossas operações na ponta vendedora vão afundar, ou mesmo se o dia estiver no vermelho, nossas comprar irão por agua abaixo.

Podemos sim acompanhar múltiplos papéis, mas após posicionado. Sugiro que concentramos no desenrolar da operação antes de partirmos para uma nova operação. Pois nossa maior ferramenta é nossa concentração.

Nessas operações estão depositados nossas economias e essas economias foram muito custosas para serem acumuladas, tivemos que superar um concorrente mercado de trabalho, ignorando os apelos do consumismo para chegarmos a este momento, portanto sugiro a todos que tenham calma. Uma operação bem planejada, e bem executada muitas vezes, eu digo MUITAS vezes, será muito mais rentável do que você querer abraçar todas as oportunidades de uma só vez.

O mercado de ações é generoso, ele nos presenteia com inúmeras oportunidades diariamente, e se não conseguirmos aproveita-las nesse dia, não precisamos nos preocupar, pois amanha terá uma enxurrada delas novamente, e depois de amanha também, e o mês que vem, o ano que vem…. Sempre terá.

Não importa seu tempo de operação, não importa seu método de avaliar o mercado, o foco de sua atenção é tão ou mais importante que todas suas técnicas juntas. O poder do foco, e a canalização do pensamento fazem milagres, e esses milagres são sentidos também no mercado de ações.

Sugiro que diariamente vocês tomem o hábito de repetir inúmeras vezes ao dia um agradecimento pelas oportunidades e privilégios que você possui de ser um operador do mercado de ações. Pois somos uma pequena fatia da população que consegue angariar lucros sem precisar gerar empregos, pagar custos fixos, ou mesmo enfrentar diariamente os mais variados estados de humor de clientes e parceiros.

Respirem, tenha calma e aproveitem ao máximo “a oportunidade” de hoje.

A melhor oportunidade do mercado é a que você aproveitou, não importa o quanto ela deu de lucro, o que importa é que essa você aproveitou, e com mais essa em seu currículo, você estará preparado para aproveitar as novas oportunidades que aparecerão, sempre desfrutando uma de cada vez.

Bom trades a todos.

Gustavo Cuencas